Há muito tempo, em uma galáxia distante, os vírus foram criados não para fins lucrativos, mas para diversão um tanto perversa. E no MS-DOS. E havia muito poucos deles. Então, bem, as coisas eram completamente diferentes. Entre o primeiro malware, estava um vírus notório chamado Cascade, que fazia com que os símbolos caíssem na parte inferior da tela, tornando quase impossível o trabalho no computador infectado.
Cascade foi o primeiro vírus que Eugene Kaspersky já encontrou. Isso foi há 30 anos, em 1989, e mudou completamente sua vida. Ele desmontou o vírus e escreveu uma ferramenta que ajudou a removê-lo. A ferramenta se tornou popular entre seus amigos e conhecidos, e foi quando ele decidiu dedicar todo o seu tempo ao desenvolvimento de uma solução antivírus. Esse antivírus ficou disponível comercialmente em 1992 e, em 1997, a empresa que conhecemos como Kaspersky foi fundada.
Muita coisa aconteceu desde 1989 – desde a fundação da UE e a dissolução da URSS até a clonagem de um ser da vida e a criação da Internet moderna. Aqui, no gráfico abaixo, analisamos esses 30 anos: como as coisas mudaram, como o cenário de ameaças cibernéticas se tornou cada vez mais complicado, como a tecnologia evoluiu e como o mundo reagiu a essas mudanças.
Aviso 1 : O gráfico é grande. Faça o download e procure uma experiência melhor do que carregá-lo online.
Aviso 2 : É um labirinto. Comece na parte inferior e siga os eventos de segurança cibernética para chegar ao topo; os becos sem saída contêm eventos não relacionados ao infosec que, no entanto, foram muito importantes na história do mundo. À direita, há uma descrição muito curta de cada evento.
Fonte: Kaspersky